Este relatório tem como objectivo descrever detalhadamente o que fizemos e as ideias que tivemos neste 1º Período, ideias excluídas bem como o funcionamento do grupo e o projecto a realizar.

A partir de um brainstorming, elaboramos varias ideias que se foram alterando ao longo do preenchimento das fichas dadas pelo professor.

Porém, nem todos os temas propostos foram aceites pelo professor.

Tínhamos um objectivo, interferir activamente na nossa geração, pois consideramos que os futuros adultos da actualidade não se interessam no que é mais importante, limitando a sua vida à diversão.

Assim surgiu a ideia da realização de uma curta-metragem juntando o passado no presente, com imagens a cores e a preto e branco, contudo chegamos a conclusão que seria pouco para um trabalho de Área de Projecto e tínhamos o risco de a mensagem não ser compreendida, abandonamos essa ideia.

Pensamos assim juntar algo mais a ideia anterior, surgiu assim a ideia de transformar um móvel com fotos relacionadas com as atitudes pouco apropriadas para pré-adultos, juntávamos a curta-metragem colocando um ecrã nesse móvel de forma a completa-lo, mesmo assim chegamos a conclusão que poderíamos fazer melhor partindo do tema ideal para o nosso grupo.

Para completar a ideia anterior pensamos em acrescentar um quadro com lembranças de uma personagem, fruto da nossa imaginação, contendo assim fotos, cartas, bilhetes e pequenas lembranças de uma pessoa em
plena ditadura, por debaixo desse quadro estaria três mesas-de-cabeceira de diferentes épocas (monarquia, ditadura e republica) igualmente com supostos objectos pessoais de diferentes personagens, mas deparamo-nos com o mesmo problema das ideias anteriores e rapidamente abandona-mos, pois não seria algo de novo, sendo apenas uma demonstração.

Pretendia-mos, criar algo de novo assim, tivemos a ideia de trabalhar na ideia anterior e transforma-la, ou seja, a realização de uma assemblagem que englobe três épocas distintas (1ª Republica; pré e pós 25 de Abril e a actualidade), uma peça de mobiliário deformada com elementos representativos de cada época, pois queremos dar a conhecer de forma original e inovadora, as diferenças, comparando os hábitos e as suas culturas.

Chegamos assim ao que viria a ser o nosso projecto final.

Apesar de estarmos convictas da nossa ideia, queríamos algo mais pensamos assim na realização de um happening que seria realizada dentro da comunidade escolar e consistia na distribuição de um objecto por todos da comunidade escolar e criar assim “o dia do objecto” onde todos teriam um objecto igual, que iria ser alvo de conversa unindo assim alunos e docentes. Mas tivemos receio que poderia não resultar exactamente como esperávamos e desistimos da ideia. Assim voltamos ao tema anterior que se tornou definitivo.

Assim que o projecto se tornou definitivo, foi sugerido pelo professor a produção de um blog, que se tornaria um óptimo objecto de comunicação entre grupos, tornando se muito mais produtivo e criativo do que o habitual suporte em papel. O tema de fundo actual foi escolhido, principalmente pelas cores e pela organização, esse tema será várias vezes alterado consoante a época que estivermos a trabalhar, por exemplo quando estivermos a trabalhar sobre a primeira república, mudaremos o tema, alterando-o assim para um mais adaptado a essa época.

Apesar de estarmos sem um elemento (devido a problemas de saúde) o grupo funciona bem, apesar de discutirmos muito (o que se torna bom para esclarecer bem as ideias), temos resultado bem como grupo, apesar de termos tido dificuldade na colaboração de alguns elementos, acabando por uns trabalharem mais que outros.

Por fim, achamos que, perante os esboços e pesquisas realizados até à data, o nosso blog está devidamente enquadrado, assim como o projecto que em principio será possível de realizar e será bem entendido pela comunidade escolar.