OBJECTOS A COLOCAR NA ASSEMBLAGEM:
ÉPOCA: 1ª REPÚBLICA


Vamos centrar-nos no candeeiro que se encontra em cima de uma mesinha, este candeeiro pode-se chamar o “estilo” da altura, pois tem um ar um pouco pesado e servia para a decoração que fazia parte daquele tempo.

O papel de parede para decorar era muito usado, porém que ainda hoje se utiliza.

Nesta imagem podemos observar a mesa e a cadeira, que são muito típicas da época, apesar de ainda hoje se usar cadeiras e mesas de madeira, mas com um outro estilo.


Porém, neste imagem encontra-se uma criança a brincar, como podemos observar os brinquedos da época consistiam em bonecos de trapos e cubinhos em madeira com uma certa cor. Completamente diferentes do actuais.

OBJECTOS A COLOCAR NA ASSEMBLAGEM:
ÉPOCA: Pré e Pós 25 de Abril

Caneta:
As canetas mais usuais no tempo do Estado novo eram as esferográficas, as mais populares eram umas amarelas da stabilo ou não. Ainda hoje alguns de nós têm uma caneta como esta em nossas casas, ainda encontram se em mercado e continuam com a mesma qualidade. Apesar de terem “passado de moda”.

Candeeiro:
Os candeeiros eram muito simples e direitos, com pouca decoração. Nesta imagem podemos ver não só o candeeiro como a caneta (na mão da actriz), o jornal, e a fotografia.

Imprensa:
Antes do 25 de Abril a censura seleccionava as noticias que apareciam nos jornais. Sendo que antes de ser impresso era escolhido o que apareceria ou não. Após o 25 de Abril passou a haver mais liberdade de expressão e a censura desaparecera, passou a ser divulgada a verdade do que se passava no país e no mundo.

Fotografia:

Escolhemos como fotografia a colocar na nossa assemblagem Salazar a discursar, pois no Estado Novo o culto a Salazar era quase como obrigatório pretendemos reforçar essa ideia.

Carta:
As cartas eram muito usadas, principalmente para contactar pessoas no estrangeiro e locais rurais, as pessoas escreviam muito para familiares e amigos.Muitas dessas cartas eram violadas, nunca chegando assim as mãos do destinatário.

Relógio:
Os relógios da época eram muito simples mas sofisticados, geralmente sem números mas com braceletes de couro ou pele, muito preciosos para a época.

Livro:
A grande maioria da população não lia muito, uns por serem analfabetos outros por falta de interesse. Mas existia uma grande variedade de livros, desde ficção a contos infantis.

OBJECTOS A COLOCAR NA ASSEMBLAGEM:
ÉPOCA: ACTUALIDADE

Caneta
As canetas nos dias de hoje para além de terem a função de escrever e já com a tinta no interior também têm outras funções como é o caso de certas canetas que dão para ouvir rádio, as que contêm uma pen no interior, entre outras que contêm outro tipo de funções.

Candeeiro

Candeeiro moderno com um design simples e inovador.

Imprensa
A imprensa desenvolveu-se de uma forma extremamente rápida e grandiosa, expandiu-se para a televisão jornais telemóvel e computador. Podemos saber das noticias de qualquer parte do mundo na hora precisa em que noticia acontece e é lançada.

Fotografia
As fotografias hoje em dia podem ser manipuladas, isto é, tratadas com Photoshop, para tratar contrastes de luz imperfeições ou para obter tipos de efeitos específicos.

Cartas
As cartas hoje em dia são redigidas praticamente sempre a computador e podem ser enviadas via digital (computador(e-mail))ou pelo correio(ctt).

Relógios
Na actualidade existem relógios de parede, de pulso, do telemóvel do computador, etc. E praticamente todos alteram a hora sozinhos (no caso de alteração da hora para horário de Verão ou de inverno). Para além de certos relógios indicarem o dia e ano em que nos encontramos, ainda existem relógios a prova de água que indicam a profundidade.

Livro
Nos dias de hoje os livros podem já ser por meio digital como através do computador ou outro tipo de tecnologia digital.

Bens pessoais
Os bens pessoas de hoje são o telemóvel a carteira com documentos e dinheiro e o computador.