Este relatório tem como objectivo descrever detalhadamente o que fizemos e as ideias que tivemos neste 2º Período, como as tarefas calendarizadas, as apresentações do ponto de situação à turma bem como a pesquisa realizada e os contacto que fizemos.
A partir da pesquisa e dos esboços realizados, encontramo-nos neste momento na fase inicial da concretização do nosso projecto, que consiste na preparação dos materiais que iremos utilizar. E na delineação das medidas finais da assemblagem, sendo feito assim um projecto, utilizando o método europeu.

Através da realização de um cronograma tínhamos previsto durante o mês de Janeiro e o mês de Fevereiro realizar a pesquisa necessária para a realização da nossa assemblagem, que dividia-se em três diferentes tipos de pesquisa, a pesquisa de contexto teórico, a de contexto técnico/prático e a pesquisa de soluções análogas. Para isso tivemos que elaborar um plano de pesquisa que consistia numa recolha de informação segundo os seguintes tópicos: Pesquisa de assemblagens, pesquisa de tecnicas de trabalho em madeira; pesquisa de contexto historico; pesquisa de objectos a colocar na assemblagem para cada respectiva época.
Fizemos assim uma pesquisa que no qual cada elemento do grupo recolheu informação sobre as respectivas épocas (1ªRépublica, Pré e Pós 25 de Abril, Actualidade).

O plano de pesquisa consistia em nove tópicos de pesquisa: contextualização histórica das épocas (1ºRepublica, pré e pós 25 de Abril e a Actualidade) para perceber o quotidiano e a forma de pensar da população; visualização dos objectos das épocas para obter uma parafernália de objectos do quotidiano; Mobiliário de cada época para a observação de modelos para o projecto final; acessórios de moda, fazer uma selecção de acessórios para os inserir na assemblagem; trabalhar em madeira (técnicas de envernizamento e pintura). Como soluções análogas autores de assemblagens e assemblagens realizadas anteriormente sobre as épocas em questão.

As conclusões tiradas através da pesquisa realizada foram; com a Implantação da Républica podemos concluir que para o país foi bom na formação de um governo pois permitiu ao povo um novo estatuto e uma nova forma de pensar e agir.
Antes do 25 de Abril Portugal vivia em ditadura, sem liberdade de expressão que se alterou com a revolução dos cravos em relação ao mobiliário era tudo muito liso e simples.
Após o 25 de Abril instalou-se uma grande instabilidade politica e social, foi uma altura muito importante para o povo português, e as pessoas apesar de tudo sentiam-se mais livres. Começaram a aparecer novos estilos e novas ideias no país, e as mentalidades a abrirem-se para o novo. As pessoas andavam mais coloridas e radiantes apesar da instabilidade e todos os sobressaltos sociais.
Da pesquisa feita acerca da actualidade pode-se concluir que a sociedade resumidamente está a passar uma crise quer a nível económico, da justiça e político.
A nível do mobiliário é inovador e simples, de fácil arrumação, prático e extremamente cómodo.
Por fim esta pesquisa ajudou-nos a perceber o que a sociedade achava da actualidade e inspirou-nos para a futura concepção da assemblagem. Isto é, iremos demonstrar que estamos a passar por uma fase má mas que também está em fase de concepção do futuro ainda incerto.
Pode se concluir que o trabalho em madeira é bastante complexo e que existem muitos e diferentes utensílios para alterar e moldar a madeira, existem inúmeras tintas e vernizes que poderemos utilizar.

Durante o mês de Fevereiro e o de Março iríamos tratar da informação recolhida e começar assim a realizar esboços da nossa peça, segundo a pesquisa recolhida anteriormente. Também realizamos os contactos necessários, ou seja, contactamos com a responsável pela biblioteca sobre a disponibilidade do local pretendido, que nos foi logo cedido, assim elaboramos um requerimento para a direcção, onde não nos foi colocado nenhum obstáculo. Realizamos também um requerimento a pedido de um computador velho pertencente à escola, para completar a nossa assemblagem.
Temos até a data inúmeros móveis e matéria-prima, para ser utilizada bem como alguns objectos, tornando se assim o trabalho de campo proveitoso.

Através da pesquisa realizada, cada elemento do grupo fez um esboço para cada época correspondente. Depois de feito juntamos os esboços o que originou o projecto final.
A nossa peça terá as medidas máximas de 50cm de largura, 100cm de altura e 150cm de comprimento. A época pré-25 de Abril terá tons escuros (cinzentos). Terá ainda os objectos representativos da época já escolhidos, e como são semelhantes aos do pós-25 de Abril, estender-se-ão até à parte correspondente. Criaremos uma transição do cinzento (pré-25 de Abril) para as cores eufóricas do pós-25 de Abril (vermelho, verde,amarelo…) que demonstram a mudança de espirito da sociedade. No pós-25 de Abril incluiremos também o maior símbolo desse periodo de tempo – O cravo.
Na parte física da assemblagem referente à actualidade, vai ser composta por ripas de madeira no qual, uma das partes vai suportar uma torre de computador. Na parte da actualidade, os objectos que neste momento possuimos são um candeeiro e um telemóvel, intertanto arranjaremos mais.

Foi também realizada uma maqueta para uma melhor visualização da assemblagem final.

Realizamos duas apresentações à turma, uma apresentamos e explicamos detalhadamente o nosso projecto, as questões que pertendemos responder e a mensagem que queremos transmitir. E na mais recente apresentação à turma expomos o ponto de situação onde nos encontrávamos, apresentamos o local de exposição onde irá ficar a nossa assemblagem, a matéria-prima disponível para a realização do projecto bem como os possíveis objectos a colocar e por fim os esboços e a maqueta realizada.

No final de Março começaremos a realizar o projecto em si, que se irá prolongar até ao inicio do mês de Maio.

Consideramos a nossa metodologia de trabalho boa, pois nos organizamos bem e arranjámos locais para a parte prática do projecto. Conseguimos desdobrar em etapas o trabalho entre nós. Por este motivo, cumprimos também os timings propostos inicialmente, e até agora ainda não falhamos em nenhum prazo.

Nos links em baixo estão a apresentação do local pertendido, dos esboços e da maqueta realizada:

https://grupo04essm2010.wordpress.com/2011/03/09/ponto-de-situacao-local-de-exposicao/

https://grupo04essm2010.wordpress.com/2011/03/10/ponto-de-situacao-maqueta/

https://grupo04essm2010.wordpress.com/2011/03/09/ponto-de-situacao-esbocos/

Projecto em método europeu: