Ana Fialho

Área de projecto é uma disciplina que no secundário nos ajuda a trabalhar em grupo o que por vezes resulta bem outras nem tanto, e que nos dá uma visão diferente daquilo que tinha mos anteriormente. Penso que este ano foi um desafio pois esta disciplina não se compadece só de mostrar apenas o objecto final mas demonstrar todo o seu processo, não só ao professor e aos colegas mas também a outras pessoas através do blog criado pelo grupo.
Quanto ao trabalho de grupo na minha opinião foi uma união amena que como todos os grupos tem as suas divergências mas de resto quando queremos soubemos trabalhar bem umas com as outras, onde cada uma fez a parte que lhe competia.
O projecto em si está bom, pessoalmente nunca pensei em fazer tal projecto mas foi um desafio para todas. Como já referi, cada uma fez a parte que lhe competia, ajudando no que era preciso, a montagem foi feita em conjunto, o móvel apesar de ter algumas imperfeições está bem conseguido alterou se um pouco em relação ao que estava na maqueta inicialmente. Mas imperfeições à parte o objecto mostra o que nós queríamos demonstrar, a “ascensão” e o declínio dos tempos não só da sociedade mas também politico. Os objectos acrescentados a peça compuseram mais e mostram o que havia e o que há hoje e as mentalidades de cada época.
Em conclusão foi um bom trabalho, que no geral satisfez as expectativas de todo o grupo.

___________________________________________________________________________________________________________________

Ângela Costa

A disciplina de Área de Projecto é uma óptima preparação para o futuro, tanto pelo planeamento de um projecto como pela orientação e trabalho de grupo.
Com a realização deste trabalho onde era necessário a colaboração de todos, tanto a nível de material como de disponibilidade, aprendi que temos que confiar uns nos outros apesar de as vezes parecerem nos falhar. Dividir as tarefas de uma forma justa foi o que tentei fazer acabando por ter entre algumas surpresas, e também algumas desilusões. É claro que tivemos que ultrapassar algumas dificuldades, lidei muitas vezes com o stress e com o tempo apertado.
Aprendi também que ao planear bem um trabalho e se todos cumprirem o que prometeram, no inicio das realizações dos planos, é tudo muito mais simples e eficaz. Ao trabalharmos em equipa temos de pôr de parte os assuntos considerados do foro pessoal, respeitarmo-nos mutuamente, e claro, não prejudicar o grupo.
Ao realizar este trabalho chateai-me algumas vezes mas também diverti-me muitas mais, tal como poderá acontecer num futuro emprego dando-nos assim esta disciplina experiência para o futuro.
Em suma, ao trabalhar em grupo poderemos ter algumas desilusões mas logo passam quando nos lembramos o quanto nos divertimos a fazer o produto final em conjunto.

___________________________________________________________________________________________________________________

Débora Lopes

Na minha opinião a disciplina de Área de Projecto é uma disciplina interessante, pois promove a colaboração em grupo e isso vai reflectir-se no nosso futuro.
Porém, nesta disciplina o grupo realizou um trabalho que consistiu na construção de uma assemblagem.
Este trabalho foi um verdadeiro desafio, pelo menos para mim, pois durante o primeiro período encontrava-me doente e não pude ficar ajudar muito no seu desenvolvimento.
Mas como tudo correu bem no segundo já fui e fiquei a par de tudo e meti mãos á obra e ajudei no que podia e realizei o que me competia.
Porém, no decorrer do trabalho houve alturas em que o grupo chateou-se, mas isso faz parte e todos os grupos têm umas chatices de vez enquanto, mas continua-mos a realiza-lo.
Com o produto final penso que ficou bom, conseguimos representar o que pretendíamos e fiquei contente com tal coisa, deu uma assemblagem muito engraçada.
Para concluir esta reflexão penso que valeu a pena o esforço e dedicação de cada membro do grupo, para a concretização deste projecto.
_________________________________________________________________________________________________________________

Marta Moura

Com este trabalho de grupo realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto, aprendi diversas lições/conhecimentos de vida e de cultura.
De entre eles, os que mais se destacaram foram que, apesar de num grupo se trabalhar em grupo e todos os elementos constituintes se entreajudarem, para conseguirem cumprir o objectivo para o qual o projecto esta a ser concebido, também há etapas no trabalho de grupo eu têm de ser executadas individualmente. Aprendi também que, por maiores que sejam os obstáculos e muito difíceis ou até quase impossíveis de enfrentar, não devemos desistir, pois, se temos um objectivo é para ser cumprido, custe o que custar.
A nível cultural, trabalhei em técnicas que antes nunca tinha trabalhado. Tais como, esculpir e trabalhar a madeira, como técnicas de arredondamento e moldagem de madeira.
As maiores dificuldades que encontrei e com as quais me deparei neste projecto foram, a colocação das ripas de madeira no arame, pois, foi difícil encontrar uma forma eficaz que prendesse as ripas de forma a que estas não escorregassem e que ficassem com o mesmo espaçamento entre elas.
Por fim, as expectativas em relação ao produto final superaram a ideia que eu tinha em mente de como iria ficar, pela positiva.

___________________________________________________________________________________________________________

Raquel Salomão

Ao longo deste ano tivemos a oportunidade de trabalhar em grupo num grande projecto. Podemos constatar que cada elemento do grupo tem o seu ritmo e o seu método de trabalho, o que por vezes pode ser benéfico ou prejudicial para o grupo. Os elementos do grupo devem procurar completar-se entre si, ajudar-se, e prever o que cada um pode ou não executar, pois todos têm os seus pontos fortes e pontos fracos. Esta é a definição de trabalho de grupo que acho mais correcta.
Aprendi então com o decorrer do trabalho com o que podia ou não esperar de cada elemento do grupo. Aprendi que temos de respeitar-nos uns aos outros e pensar no melhor para o grupo e não para o nosso individuo, temos também que impedir os assuntos pessoais de prejudicarem o trabalho do grupo, o que para algumas pessoas é mais difícil. Temos que por vezes delegar entre o grupo tarefas, e se não forem cumpridas seja como for têm que aparecer feitas.
A disciplina de Área de Projecto acaba por ser uma preparação para um futuro trabalho em equipa, por exemplo numa empresa. E considero que se for bem desenvolvido durante o ano pode ser muito benéfico para o futuro pois já temos alguma experiência.

___________________________________________________________________________________________________________________